quarta, 06/05/2020, às 13:05

A importância do autocuidado: fortaleça sua saúde mental para voltar com tudo quando a pandemia passar

A falta de aulas presenciais e a inexistência de previsões concretas acerca dos próximos concursos públicos tendem a diminuir a motivação de praticamente todos os concurseiros (as), não é mesmo? E com o âmbito psicológico afetado, os sonhos das futuras aprovações ficam ainda mais distantes de serem realizados. Mas a boa notícia é que o enfrentamento desses efeitos nocivos provocados pelo isolamento social pode ser feito, e, claro, terminar por render ótimos resultados. 

A palavra-chave nesse momento de quarentena é equilíbrio. Você deve sim continuar estudando com planejamento e dedicação, mas deve buscar fazê-lo de forma mais leve e flexível. Reserve um bom tempo para você, dedique-se a quaisquer atividades que possam lhe ofertar algum grau de relaxamento e prazer em meio a esse cenário tão conturbado que todos estamos vivenciando. 

Quais seriam essas atividades? 

Tudo que possa vir a contribuir para a manutenção do seu quadro de bem-estar (saúde em geral) é mais do que bem-vindo. O autocuidado nada mais é do que isso: a vivência de momentos nos quais nós cuidamos de nós mesmos, como o próprio nome sugere, através de várias atividades que podem variar muito de pessoa para pessoa. 

Assim, seja através da atividade física, e/ou através de alguma prática terapêutica (como a meditação, por exemplo), e/ou através da culinária (para quem curte se “aventurar” na cozinha), e/ou através de uma leitura mais informal, e/ ou através da música, e/ou da escrita, e/ou através de filmes e séries, e/ou através do fortalecimento da sua espiritualidade (dentre muitas outras possibilidades) você poderá minimizar os efeitos da nossa atual conjuntura e sair devidamente fortalecido (a) de tudo isso. 

Desbrave seu universo particular 

Aproveite esse tempo para conhecer um tanto mais de si mesmo. Descubra novos gostos, novos “hobbies”, e misture-os à sua rotina de estudos de forma realmente compatível com as metas que você quer atingir. A pandemia há de passar, e logo tudo há de voltar ao normal, com sua motivação em alta e você mais preparado (a) do que nunca para dar seguimento às buscas pelas aprovações. No que pudermos ajudar, conte conosco. O CEV Concursos será sempre um dos seus grandes parceiros nessa jornada!  


   

Comente!