sexta, 06/12/2019, às 17:12

Meu Primeiro Concurso – 5 Dicas Que Você Precisa Conhecer

Seguir a carreira pública é o grande sonho dos concurseiros. Principalmente, pois ela possibilita a estabilidade financeira e o desenvolvimento profissional.

Devido a este fato, muita gente tem buscado esta alternativa e vão encarar o famoso "meu primeiro concurso". Se você se encontra neste grupo, quer tornar essa primeira experiência inesquecível e garantir a vaga tão sonhada é preciso se preparar!

Quer saber como fazer isso? Nós separamos 5 dicas para quem está às vésperas do seu primeiro concurso. Confira!

1. Comece pelos editais antigos

Palavra na ponta da língua de todos os concurseiros do Brasil, o edital é o instrumento de comunicação oficial dos concursos públicos.

Nele, se concentram as regras da prova para qual você está se preparando. Por isso, estudá-lo é crucial para que o exame seja um velho conhecido quando você se deparar com ele.

Editais costumam sair com até 90 dias de antecedência da prova. No entanto, sempre pesquise por editais antigos, que concentram diversas informações úteis, como o número de questões e a quantidade por matéria, o tempo de prova, o material permitido, etc. Conhecendo o edital, você consegue criar um efetivo plano de estudos!

2. Monte um plano de estudos

Informação é poder para os concurseiros!

Então, debutantes ansiosos pelo “meu primeiro concurso” devem criar um plano de estudos a partir do que foi analisado do Edital.

Esse cronograma deve ser respeitado, durante os estudos, e conter tópicos definidos, como:

  • quais assuntos serão estudados;
  • quanto tempo será dedicado a cada disciplina;
  • a disponibilidade diária para estudar;
  • o material a ser utilizado em cada dia.

Com o plano de estudo em mãos, criar uma rotina dedicada à leitura fica muito mais fácil, permitindo que você se prepare com folga e organização.

3. Controle a ansiedade

Muitas vezes, a ansiedade é a grande vilã dos estudos. Você sabe como controlar a sua?

Estudar com frequência e consistência é o verdadeiro trunfo para que você esteja psicologicamente confiante. Mas é preciso equilibrar a própria vida para que o dia a dia não seja pautado pela pressão em se dar bem nas provas.

Por isso, da mesma forma que você criou horários para estudar, dedique um cronograma ao seu repouso. Vale incluir intervalos entre uma hora de estudo e outra, uma alimentação regrada, noites de sono revigorantes e até algumas horinhas de lazer para aproveitar com os amigos.

Afinal de contas, esgotar a mente é a pior maneira de se preparar adequadamente para uma prova, já que o conteúdo estudado dificilmente será assimilado.

4. Recapitule o que foi estudado

Pegue as anotações feitas nas aulas preparatórias e reescreva-as, e anote à mão o que foi estudado em casa. Aí, releia tudo em voz alta, após os estudos do dia.

O hábito de criar anotações é uma das formas mais eficientes de compreender, de fato, o que é lido e ouvido. Além de ser um diferencial e tanto para treinar a sua redação.

Faça um fichamento das dúvidas e realize os exercícios. Eles são ótimos complementos para substituir a memorização pela compreensão das disciplinas.

5. Faça simulados

Na internet existem inúmeras provas antigas de concursos públicos. Se você quer conhecê-las a fundo, dedique um tempinho semanal, no seu plano de estudos, à realização delas.

Com o tempo, você passa a identificar os pontos mais exigidos pela banca, da mesma maneira que treina seus conhecimentos nas disciplinas e conteúdos abordados.

Além disso, serve como uma boa tarefa para simular o dia da prova, cronometrando o tempo de realização e gasto em cada questão. E é uma boa oportunidade para levantar possíveis dúvidas e, assim, esclarecê-las.

O meu primeiro concurso é difícil de esquecer. Mas, com as nossas dicas, ele pode se tornar memorável! Caso você tenha outras dicas para complementar esta preparação, compartilhe-as nos comentários!

Comente!