quinta, 08/07/2021, às 09:07

Saiba como se preparar adequadamente para concursos de tribunais e fique mais próximo das aprovações

São muitos os motivos que fazem com que os certames para tribunais sejam tão buscados pelos concurseiros. Geralmente há cargos disponíveis para os níveis médio e superior, com boas remunerações e havendo, em não raras vezes, uma convocação de candidatos maior do que àquela que fora prevista no edital. Nesse sentido, diante das altas concorrências, saber incorporar alguns diferenciais à preparação tem tudo para ser mais do que um gesto de inteligência: uma maneira efetiva de se aproximar das tão sonhadas aprovações.

Estudar com antecedência é essencial tendo como foco as disciplinas específicas que deverão ser cobradas. Mas você sabe quais são essas frentes mais comuns com relação aos editais de cada tribunal? Não? Então fique atento ao seguinte levantamento e, a partir disso, otimize seu tempo.

Direcione seus estudos 

Para os cargos de analista da área administrativa do TJ e do TRF as disciplinas específicas que costumam ser mais cobradas são direito processual civil e direito penal; do TRE os focos devem ser voltados para direito processual civil, direito penal, direito processual penal e direito eleitoral; e do TRT, direito do trabalho e direito processual do trabalho são as disciplinas específicas mais cobradas. Já para os cargos de analista da área judiciária, temos as seguintes disciplinas específicas determinadas por cada tribunal: TJ – direito penal e direito processual penal; TRF – direito penal, direito processual penal, direito tributário e direito previdenciário; TRE – direito penal, direito processual penal, direito eleitoral e administração pública; TRT – direito do trabalho, direito processual do trabalho e direito previdenciário. Vale ressaltar que o regimento interno de cada instituição bem como legislações relacionadas ao cargo desejado costumam também ser cobradas pelos editais.

Para quem não tem um concurso específico em vista (só sabe que deseja encarar algum certame da área de tribunais) é muito importante que haja uma preparação mais abrangente que possa contemplar todo conteúdo básico – inerente a todas as provas – bem como as disciplinas específicas. Ter uma metodologia de estudos adequada faz toda diferença em qualquer preparação, ainda mais num contexto repleto de altas concorrências.

Estabeleça horários para tudo 

Tentar fazer tudo ao mesmo tempo certamente constitui uma ação pouco (ou nada) efetiva no que se refere aos bons resultados que um concurseiro almeja obter (especialmente se tratando da busca pelas aprovações em concursos de tribunais). O ideal é que haja uma hora específica para que o candidato foque apenas nas aulas. Em outro momento (outro dia), deve-se buscar um incremento com relação àquilo que foi visto. Depois é possível se fazer uma revisão, posteriormente dedicar-se à resolução de questões e assim sucessivamente. Cada tarefa deve ser feita no momento certo, sem “atropelos” a fim de que o rendimento possa, enfim, ser bastante otimizado.

Comente!