3 Técnicas Infalíveis para Manter a Motivação nos Estudos
  quarta, 23/10/2019, às 15:10

3 Técnicas Infalíveis para Manter a Motivação nos Estudos

Contas a pagar, pressão familiar, ansiedade, distrações… Esses são apenas alguns dos obstáculos que um concurseiro enfrenta durante a sua jornada rumo à aprovação. São desafios e medos comuns a todos, no entanto, apenas aqueles que mantêm o foco e a persistência conseguem finalmente concluir esse sonho. O que difere o aprovado dos outros candidatos, portanto, é a motivação!

Para a sorte dos estudantes, já foram desenvolvidas uma série de técnicas e estratégias que podem ser utilizadas para manter a motivação em alta. Elas podem te ajudar a não perder o foco e render muito mais nos seus estudos. Confira a seguir 3 técnicas infalíveis para você manter a sua motivação nos estudos.


Técnica Pomodoro

Essa é uma técnica bastante antiga e inusitada. Este método de estudos foi criado por Francesco Cirillo, que batizou a técnica de Pomodoro — que significa “tomate” — pois utilizou um cronômetro de cozinha que tinha o formato do fruto. A ideia da técnica é criar um método certeiro para administrar o tempo de execução das tarefas, respeitando intervalos necessários para que a memória absorva o conteúdo e você possa relaxar um pouco.

Basicamente, você precisa programar o cronômetro para 25 minutos. Após fazer isso, você começa a executar a tarefa, só que sem interrupções. Não pode fazer nada, apenas focar na tarefa durante este período — portanto, nada de checar as mensagens no WhatsApp.

Quando o despertador tocar, você deve fazer uma pausa de 5 minutos, que podem ser usados como você quiser. Depois disso, você deve retornar para a tarefa para mais um período de 25 minutos. Por fim, a cada quatro Pomodoros, você pode fazer uma pausa mais longa, de 30 minutos, que também podem ser aproveitados como você preferir.


Técnica dos desafios e recompensas

Ler, ler e ler. Realmente, o conteúdo que um concurseiro precisa absorver é muito extenso. Após certo período, a leitura se torna entediante, e o candidato logo procura videoaulas. No entanto, decorrido algum tempo, as próprias videoaulas cansam, e o concurseiro começa a afundar na desmotivação.

A solução pode ser fugir um pouco da rotina e criar desafios com recompensas no final. Sim, pode ser como um programa de auditório, você pode usar a sua imaginação para criar suas próprias regras.

Um desafio muito comum, no entanto, é a resolução de questões. Você pode montar provas com questões da internet, ou simplesmente resolvê-las todo o dia que terminar o seu estudo de determinada matéria. Caso consiga atingir determinada pontuação, crie uma recompensa qualquer, que pode ser até uma saída com os amigos — mas com moderação, é claro. As amizades e a família, por sinal, fazem parte de um ponto que abordaremos a seguir.


Técnica “Liberando a Dopamina”

A dopamina é o neurotransmissor responsável pelo foco e pela motivação. Ela desempenha um papel fundamental na nossa vida, e pode ajudar muito na hora dos estudos. O melhor de tudo é que, dependendo da sua rotina, é possível aumentar os níveis de dopamina do corpo!

Para começar, a alimentação saudável e a prática regular de exercícios já é uma boa forma para que você aumente os níveis de dopamina. Por isso, é muito comum vermos a recomendação para que os estudantes façam exercícios físicos, principalmente se eles vivem exclusivamente disso.

No entanto, não para por aí. É possível liberar dopamina quando você está ouvindo música, por exemplo, principalmente se ela tiver uma atmosfera mais motivacional e alegre! Portanto, crie a sua playlist e ouça música nos intervalos do seu estudo!

Além disso, manter o contato com os familiares e amigos também é uma forma de liberar dopamina no corpo. Por isso, é fundamental que você encontre um tempinho para essas pessoas sempre que possível. Momentos agradáveis estimulam o prazer, um dos principais agentes da dopamina.

Pronto para usar essas técnicas de motivação nos estudos? Conhece alguma outra que queira compartilhar? Não se esqueça de deixar o seu comentário. Bons estudos!

Comente!