segunda, 17/02/2020, às 07:02

Cinco dicas preciosas para você que deseja melhorar seu desempenho nos concursos públicos.

Conseguir uma aprovação num concurso público representa uma tarefa que é sempre das mais desafiadoras, não é mesmo? Por isso, estratégias adequadas podem fazer toda diferença na busca pela realização desse sonho. Então fique ligado (a) nas dicas que vamos lhe oferecer agora. Elas são de suma importância para que sua preparação se torne a mais eficiente possível!

1 – Identifique-se com o cargo e com a área que serão buscados

Estudar tende sim a ser cansativo. Mas se os conhecimentos a serem conquistados disserem respeito a algo que satisfaça pessoalmente e profissionalmente a quem o busca, essa missão tende a se tornar mais branda e prazerosa, gerando, por consequência, resultados bem melhores.

2 – Planejamento é fundamental 

Desorganização não combina com realização de metas. Logo, estabeleça um horário de estudos que seja realmente viável de ser cumprido, focando especialmente nos assuntos que lhes são mais complicados sob o ponto de vista dos editais. Faça pausas (mas com disciplina) e busque descobrir as melhores formas de fixação dos conteúdos de acordo com seu perfil.

3 – Construa o lugar ideal para estudar

Sim, esse lugar ideal pode existir. E de forma bastante simples: procure um reduto minimamente isolado, silencioso, confortável, bem iluminado, com todas as características que possam dificultar uma possível dispersão da sua parte. Nesse caso, deixar o celular desligado e/ou distante de você tende a ser uma medida sempre muito interessante de ser realizada.

4 – Mantenha-se motivado (a)

Essa preparação rumo às aprovações, como quase tudo na vida, será repleta de altos e baixos. Mas é muito importante que nos momentos de dificuldade a palavra “desistir” e seus sinônimos “desapareçam” do seu dicionário. Foque em tudo que você tem de bom e onde você deseja chegar. Se preciso for, coloque frequentemente no papel afirmações positivas que possam ser totalmente condizentes com sua busca pelo sucesso. Tenha um “hobby” para relaxar de verdade nos seus momentos de lazer e priorize especialmente atividades que contribuam não apenas para o melhor funcionamento do seu físico, mas também da sua mente.

5 – Durma bem e beba água!

Estar descansado é um dos pré-requisitos básicos que ajudam na melhor absorção dos conhecimentos. Durma o suficiente para não querer dormir nas horas que forem dedicadas aos estudos. Pesquisas apontam que a retenção de conteúdo dá-se em torno de apenas 40% no que se refere a alguém que buscou aprender algo, nesse sentido, com sono. Outra dica bem legal é: mantenha-se hidratado sempre, e de forma especial na hora das provas. A ingestão de água otimiza as funções mentais através do alívio dos sintomas decorrentes de problemas como ansiedade, que, por sua vez, é uma das maiores inimigas das aprovações.

E aí? Curtiu? Fique sempre por dentro dos assuntos abordados em nosso blog e, se possível, compartilhe esse conteúdo para ajudar pessoas a ficarem ainda mais preparadas para os desafios reservados pelo universo concurseiro.

Comente!