terça, 16/06/2020, às 09:06

Como ficar bem preparado para concursos públicos? O CEV Concursos responde. Confira!

Conseguir a tão sonhada aprovação num concurso público nunca é das tarefas mais fáceis, não é mesmo? Mas um bom planejamento pode fazer toda diferença no processo. Nesse sentido, conhecer o que concurseiros experientes (que já conseguiram êxito em vários certames) têm a dizer é fundamental tanto para que você conheça estratégias de sucesso, como para que você alimente ainda mais sua motivação.

A formação de uma base sólida é essencial  

Em “regras gerais”, algumas ações costumam ser recorrentes por parte de todos que lidam diretamente com o universo concurseiro (e, de forma especial, por parte daqueles que já conquistaram várias aprovações), a saber: a busca por uma área com a qual seja estabelecida um grande nível de identificação; a preparação de um plano de estudos que possa começar a ser executado antes mesmo da divulgação dos editais; a busca pelo aprofundamento não apenas nos âmbitos teóricos dos conteúdos, mas também nos âmbitos práticos (através da resolução de exercícios constantes e de diferentes graus de dificuldade).

Outro ponto muito importante é que o concurseiro esteja sempre bem atento ao tipo de metodologia empregada por cada uma das principais bancas organizadoras das provas, resolvendo questões específicas de cada uma delas e prestando muita atenção nos respectivos critérios de avaliação. É preciso que se desenvolva um hábito de estudo diário e que se invista em bons materiais de estudos, mas é imprescindível que momentos de relaxamento e descontração façam também parte das rotinas. Equilíbrio, persistência e motivação são três das palavras-chaves desse contexto.

Cada etapa precisa ser respeitada 

 “Concurso público é uma maratona e como qualquer maratona o que se exige do candidato é preparação. Quem passa em concurso não é o mais inteligente e, sim, o mais preparado. Nunca se esqueça dessas palavras e componentes fortalecedores: preparação, tranquilidade, autoconfiança e pensamento positivo. Mantenha o foco e siga com fé rumo a tão sonhada aprovação”, afirma Ramon Patrese, professor do CEV Concursos com várias aprovações em certames públicos.

No final das contas, cada pessoa criará peculiaridades no método de estudo escolhido de acordo com as próprias preferências pessoais e com a disponibilidade de tempo. Mas o fato é que se deve buscar subir um degrau por vez nessas jornadas que, se bem encaradas, têm tudo para serem marcadas por finais felizes: “Definido o foco, é hora de montar a estratégia: ter o material e ter o plano – as horas que eu tenho para destinar àquele projeto e como vou organizar o plano que escolhi. É necessário entender que tudo isso é ingrediente de um bolo: tem que ter o tempo para ele ficar dentro do forno”, finaliza Márcio Lima, professor e coordenador do CEV Concursos.

Comente!