Para quem deseja ingressar com tudo no funcionalismo público, opções não faltam. Mas, saber as diferenças existentes entre certames de diferentes níveis é fundamental para garantir o sucesso dos concurseiros e tem tudo para ajudar nesse processo de escolha.
Concursos municipais
Referem-se às demandas das prefeituras e de órgãos municipais. Quem deseja enfrentar um concurso desse nível geralmente vai concorrer por cargos de fiscais, agentes administrativos, professores, médicos, enfermeiros, guardas e servidores de diversos cargos em secretarias municipais. Os processos seletivos costumam ser menos exigentes, assim como a concorrência, se comparada aos demais.
Conteúdo programático: Normalmente, os concursos municipais cobram disciplinas básicas como Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Gerais e, dependendo do cargo, Noções de Direito Administrativo e Constitucional. Além disso, pode haver provas específicas relacionadas à função, como Legislação Municipal e Conhecimentos Técnicos.
Concursos estaduais
Oferecem possibilidades de trabalho em diferentes regiões do estado; geralmente se associam a uma ampla oferta de vagas, tendo como áreas de destaque segurança pública e educação, oferecendo salários considerados intermediários. Os principais cargos relacionados a esse nível de certame são: policiais militares, policiais civis, professores, bombeiros e servidores de diversos cargos em secretarias estaduais.
Conteúdo programático: É comum que as provas cobrem disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Específicos da área. Para cargos na segurança pública, por exemplo, são exigidos conhecimentos em Direito Penal, Direito Constitucional e Legislação Específica do Estado. Para professores, são abordadas disciplinas pedagógicas e conteúdo específico da área de atuação.
Concursos federais
São concursos de abrangência nacional que atendem às demandas de órgãos do governo federal. Os salários e benefícios que se associam aos certames desse nível costumam ser os mais atrativos do funcionalismo público. Geralmente, são concursos que oferecem maior estabilidade e oportunidades de progressão de carreira e, por isso, associam-se a altíssimas concorrências, exigindo preparações de excelência. Exemplos de órgãos que oferecem vagas através deste tipo de processo seletivo: INSS, Receita Federal, Polícia Federal, Banco Central e IBGE.
Conteúdo programático: A exigência acadêmica é mais elevada, e as provas costumam incluir disciplinas como Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Direito Constitucional e Direito Administrativo. Dependendo do cargo, podem ser cobrados também Conhecimentos Específicos, como Contabilidade, Informática, Administração Pública e Economia. Alguns certames, como os da Receita Federal e do Banco Central, têm conteúdo extenso e exigem estudo aprofundado por vários meses ou anos.
Agora é só escolher o nível de certame que mais se adequa às suas necessidades, expectativas, aptidões e, claro, firmar a parceria com o melhor preparatório para concursos públicos do estado, para garantir o seu ingresso no funcionalismo público! Venha para o CEV Concursos e fique mais próximo da sua tão sonhada aprovação!