Manter a motivação é essencial ao estudar para concurso
  quinta, 20/04/2023, às 14:04

Manter a motivação é essencial ao estudar para concurso

A motivação é o impulso responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de objetivos. No caso dos concurseiros, a motivação é um dos fatores mais importantes no caminho trilhado até a aprovação. Até mesmo começar a estudar para concurso pode ser um grande desafio, por isso o CEV Concursos trouxe algumas dicas práticas para manter o gás.

Antes do primeiro passo é preciso ter em mente um destino, um objetivo final. Esse propósito será responsável por manter a sua motivação e não te deixar desistir. Uma boa ideia é anotar o objetivo em um local visível e revisitar essa meta sempre que estiver cansado.

Faça intervalos entre os conteúdos estudados. Para seguir nesse ritmo você precisa de organização. Faça pausas para limpar a cabeça, coma um lanche, passeie com seu cachorro e depois volte a estudar. 

Outra forma de manter a motivação é buscar um real interesse pelos assuntos estudados. Esse conhecimento adquirido em direito, informática, língua portuguesa, entre outros, agrega na sua vida profissional e até pessoal. Busque entender mais por meio de pesquisas até criar uma conexão com cada disciplina. Isso torna o estudo mais prazeroso.

Que tal trabalhar com pequenas recompensas? Você pode estabelecer formas de incentivo para cada conquista na rotina de estudos. Uma meta cumprida leva ao bônus de assistir um filme ou comer um doce. Esse truque faz com que você associe momentos prazerosos ao estudo, alcançando os objetivos e curtindo prazeres da vida que não precisam ser cortados totalmente.

Enfim, a inspiração para manter o foco vem do desejo de conquistar seus sonhos, então não desista quando o estudo ficar difícil ou quando o desânimo chegar. A motivação vem da persistência.

Comente!