Saiba como continuar motivado na busca pelas aprovações mesmo diante de possíveis insucessos
  quarta, 17/03/2021, às 07:03

Saiba como continuar motivado na busca pelas aprovações mesmo diante de possíveis insucessos

Persistência e planejamento são bases de praticamente todas as conquistas que podemos obter na vida. E no que se refere à busca pelas aprovações por parte dos concurseiros tais componentes se tornam ainda mais determinantes. As concorrências são sempre muito elevadas. E possíveis reprovações podem fazer com que a tarefa de se manter devidamente motivado nessa jornada seja algo muito difícil de ser cumprido.

Levando esse cenário tão desafiador em conta, o Blog do Concurseiro separou algumas dicas que poderão ajudá-lo a se nortear de maneira mais sólida ainda que você venha a se deparar com insucessos na sua trajetória.

1. Escolha uma área 

Concursos públicos geralmente exigem que os candidatos tenham conhecimentos aprofundados não apenas de disciplinas que costumam ser comuns a quase todos os tipos de certames, mas também de disciplinas específicas. Logo, se a cada falha cometida (reprovação) o candidato optar por fazer um concurso de uma área diferente – no intuito de se manter motivado diante da “novidade” – o que se estará fazendo em cada uma dessas oportunidades, na verdade, é ir para o “fim da fila”. Insista no que lhe atrai e no que pode lhe ajudar a ser feliz. Quando a aposta é feita com real convicção, a motivação se torna uma parte inerente do processo.

2. Diga “não” à estagnação 

Depois de escolher a área, é hora de elaborar um cronograma de estudos que seja realmente executável e lidar com ele de maneira apropriada com a maior frequência possível. Certamente haverá dias que serão muito mais produtivos do que outros, mas o importante é que você não fique parado em momentos nos quais se propôs a cumprir metas em companhia dos livros e dos seus demais materiais de apoio. Horas de descanso, relaxamento e descontração devem estar previstas no seu cronograma. Aproveite-as. Conforme dito em outros posts, equilíbrio é peça-chave nesse contexto.

3. Aprenda a lidar com as emoções oriundas de uma reprovação 

De nada adianta tentar ocultar a tristeza e/ou a frustração que são geradas em decorrência de uma aprovação que não foi conseguida. Nesse sentido, é importante que esses sentimentos possam vir à tona e que você os vivencie da maneira devida. Contudo, não deixe que eles tenham o poder de lhe fazer parar a caminhada. Na hora certa, respire fundo e siga em frente. Há muito a ser aprendido com os erros. Cabe a você sair desses momentos difíceis ainda mais forte e motivado.

4. Questão de tempo

Para quem persiste e se organiza devidamente, conseguir as tão sonhadas aprovações é mera questão de tempo. Mesmo um concurseiro que foi aprovado em 1º lugar num certame de enorme concorrência pode não ter sido poupado de reprovações em concursos anteriores. A dor do insucesso expõe aspectos que precisam ser melhorados. E as melhoras que são buscadas fazem com que as aprovações se aproximem, dia após dia.      

Comente!