quarta, 07/10/2020, às 09:10

Se você quiser saber como começar da melhor maneira sua preparação para os concursos, se ligue nesse post!

Milhares de pessoas têm o sonho de ingressar no funcionalismo público. Mas, como sabemos, esse não costuma ser um objetivo tão simples de ser atingido. Logo, nada melhor do que começar essa preparação da melhor forma possível a fim de que os resultados esperados venham o quanto antes, não é mesmo?

Determine o foco

A primeira atitude que um concurseiro “de primeira viagem” precisa ter diz respeito à escolha da área que mais vai ao encontro das suas ambições, afinal “atirar em todas as direções” não gera certeza alguma de que algum alvo realmente promissor será acertado. Autoconhecimento se torna, assim, algo ainda mais valioso para que a melhor escolha seja feita nesse sentido.

Antecipe-se 

Quem espera pela publicação de determinado edital para começar a estudar já larga em desvantagem. É preciso que se entenda que há pouco tempo entre a publicação dos editais e a realização dos certames. Sendo assim, o ideal é que o concurseiro examine editais e provas antigas relacionadas ao concurso que irá fazer para que, assim, ganhe tempo e alguns ótimos diferenciais na preparação.

Planejamento é essencial 

Organização é outro componente fundamental e ela deverá ser muito refletida no cronograma de estudos que precisa ser feito. Dispor de uma estratégia adequada faz toda diferença desde que, claro, haja constância e grande disciplina na execução da mesma (nesse ponto é essencial que haja uma mescla equilibrada entre teoria e prática a fim de que o entendimento dos conteúdos se dê de uma forma mais plena, efetiva).

A saúde mental precisa ser priorizada também 

No cronograma em questão não devem estar previstas apenas as horas que serão destinadas aos estudos. Todos nós precisamos de descanso e relaxamento em determinados momentos dos nossos dias, e, no que se refere à rotina de um concurseiro, isso não seria diferente. Equilíbrio, como sempre, é palavra-chave, do mesmo modo que “motivação”. O estabelecimento de metas e a busca por inspirações que sirvam de combustíveis na luta pelas aprovações constituem outras atitudes que precisam ser também priorizadas.

Boas notícias

Já para o próximo ano são vários os concursos que estão previstos, tais como: concurso da Polícia Federal; do IBGE; do Banco Central; da Controladoria-Geral da União; da Receita Federal; da Polícia Rodoviária Federal; da Funai; do Inmetro, dentre outros. Ou seja, o calendário de 2021 tem tudo para ser bastante interessante para todos aqueles que começarem, desde agora, uma preparação adequada mirando as aprovações!  

Comente!