segunda, 11/05/2020, às 14:05

Você sabe como manter e/ou melhorar a sua motivação nesses tempos de COVID-19 e isolamento social?

Manter-se motivado (a) em meio ao cenário conturbado que o mundo inteiro tem vivenciado em virtude da pandemia do novo coronavírus não tem sido das tarefas mais fáceis, não é mesmo? O necessário isolamento social tem feito muita gente se sentir estagnada, com pouca ou nenhuma perspectiva realmente boa acerca do futuro. Mas algumas readequações nos nossos pontos de vista tendem a ser bastante úteis nesse sentido. “Como assim”? Nós, do CEV Concursos, explicamos. 

Vai passar

Essa não é a primeira catástrofe do gênero a desestabilizar os pilares da humanidade. O mundo já passou por outras pandemias terríveis como a da “peste bulbônica” e a da “gripe espanhola”. E – embora a um custo imensurável – conseguimos vencer. Ou seja, essa nova fase ruim (protagonizada dessa vez pela COVID-19) vai passar, cabendo a nós, nesse momento, seguirmos à risca todos os protocolos de prevenção e higiene determinados pela OMS. Paciência e resiliência são também peças fundamentais nesse contexto. 

Vamos conhecer melhor a nós mesmos?

A solidão tem sido uma grande vilã nos últimos meses. Muitos de nós não estávamos preparados para lidarmos quase que integralmente apenas com nossa própria companhia (ou mesmo com um número muito limitado de pessoas mais próximas). Mas é possível sim o apego à positividade mesmo numa fase como essa. Que tal descobrir novos “hobbies”? Que tal iniciar (ou se aprofundar) no saudável universo das práticas terapêuticas? Que tal exercitar o físico de alguma forma mais dinâmica, divertida? Que tal se aventurar na cozinha e aproveitar as horas livres também para comer melhor? Que tal você tentar desenvolver um tanto mais sua espiritualidade? Que tal você ouvir suas músicas preferidas? Que tal você continuar com o sonho das suas aprovações nos concursos públicos e elaborar um plano de estudos mais flexível e igualmente eficaz? Tudo isso e muito mais pode lhe ajudar a alimentar toda motivação da qual você precisa para que, quando tudo volte ao normal, você não tenha que “começar tudo do zero”.

Distância não é sinônimo de ausência

Na medida do possível, mantenha quem você ama por perto, e se faça presente nas vidas dessas pessoas, mesmo à distância. Faça chamadas de vídeo com seus familiares e amigos (as), ou, caso prefira, faça uma ligação simples para eles (as). Tudo que puder humanizar cada vez mais esses contatos tende a fazer muito bem numa época como essa. Coloque para fora o que lhe aflige nessa quarentena e, ao mesmo tempo, saiba ouvir, ser suporte. A troca de vivências nos ajuda a crescer enquanto seres humanos.  

Fique atento (a) 

Outra dica importante é: muito cuidado com o excesso de informação (e, logicamente, de desinformação) a respeito da conjuntura atual. Busque nutrir sua mente com mensagens otimistas, descontraídas, relaxantes, enriquecedoras. Há muitos materiais (especialmente audiovisuais) que são merecedores da sua atenção e que estão plenamente acessíveis na internet, por exemplo. Sabendo o que procurarmos, o que consumirmos, e em que nos apoiar, todos nós conseguiremos sair ainda mais fortes e preparados de tudo isso.    

Comente!