Mulheres que inspiram, mulheres que transformam!
  segunda, 11/03/2024, às 11:03

Mulheres que inspiram, mulheres que transformam!

Neste dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, o CEV Concursos destaca um pouco da inspiradora história de vida da Delegada Natália Figueredo, ex-aluna da nossa instituição que vem desfrutando de conquistas incríveis ao longo da sua trajetória e que tem redefinido lindamente o arcaico conceito que se associa à expressão: “isso é coisa de mulher”. 

Mulheres que inspiram, mulheres que transformam: passam em concursos públicos!

Dentre tantos motivos que despertam os sorrisos da Delegada Natália, há um que é bem especial: “a maior de todas (as conquistas), em termos profissionais, foi ter conseguido retornar para o Piauí. Eu morava no Ceará, era Delegada de Polícia Civil do estado do Ceará. E, através do concurso público do estado do Piauí, eu consegui retornar para o meu estado, para minha família, exercendo a função que eu tinha escolhido para a minha vida”, relata.  

Mulheres que inspiram, mulheres que transformam: não se amedrontam diante das adversidades!

Segundo ela, quanto maior é o nível do desafio, maior é a recompensa que é reservada no futuro. E desafios realmente potentes não faltaram e não faltam ao longo da sua história: “a minha jornada não foi fácil, assim como é a jornada de muitas pessoas que decidem pelo caminho do concurso. Então, tiveram alguns obstáculos, tiveram muitos desafios, teve momentos que eu, enfim, estava fraquejando, mas eu sabia que só dependia de mim. Tudo meu nunca veio de forma fácil, sempre foi tendo que correr atrás. E isso que é o bacana. Quando a gente conquista dessa forma as coisas a gente acaba dando um valor maior do que a algo que nos vem de bandeja, já pronto, sem que a gente tenha se esforçado para conquistar”, garante.  

Mulheres que inspiram, mulheres que transformam: fazem os próprios caminhos!

Afinal, a busca pela própria felicidade e o caminho das realizações em nada têm que se associarem às questões de gênero. Esse processo de reflexão e de desconstrução pode ainda levar um tempo para ser finalizado, mas o fato é que não pode mais parar.

“Eu acho que não existe coisa de mulher. Eu acho que a mulher pode ocupar qualquer espaço, qualquer profissão. A mulher é tão capaz quanto o homem. Então não existe coisa de mulher. Existe algo com o qual você se identifica. Por exemplo: a carreira policial, que muitos imaginam que seja uma carreira para homens, na verdade, não é. Nós temos dirigentes da Polícia Civil como delegadas. Então a questão não é coisa de mulher e, sim, aquilo com o qual você se identifica”, enfatiza a Delegada Natália. 

Apesar dos pesares, as lutas continuam. E Natália segue acreditando no caráter exitoso que, no final das contas, marcará a cada um desses enfrentamentos: “a minha esperança é que nós tenhamos uma sociedade na qual nós, mulheres, não sejamos estigmatizadas, que não sejamos menosprezadas, que não sejamos caladas. Esse é um grande sonho que eu tenho. Muito já se avançou, mas ainda há muito o que se avançar. Meu sonho é uma sociedade em que não haja diferença entre homens e mulheres, seja na posição que ocupa, seja no salário que possui, e que todos sejamos tratados de forma igualitária. Os estereótipos existem. Infelizmente, nossa sociedade ainda é marcada pelo machismo, aquela mentalidade patriarcal. Mas eu acho que as mulheres, mostrando sua competência, mostrando para que vieram, muitos desses paradigmas, muitos desses desafios vão sendo deixados para trás”, finaliza.  



Comente!