sexta, 16/07/2021, às 10:07

Carreira bancária: conheça as principais vantagens associadas ao ingresso nessa área.

A carreira bancária é sempre uma das alternativas mais buscadas por parte de quem se encontra mergulhado no universo concurseiro. São vários os pontos positivos associados a ela e, muito em função disso, certames voltados para essa área geralmente são bastante concorridos.

Grandes atrativos 

Salários iniciais muito atraentes, possibilidade de ascensão profissional, participação nos lucros e resultados (PLR), plano de saúde, plano de previdência e incentivos com relação às capacitações buscadas pelos funcionários – além de descontos em produtos financeiros – são alguns dos principais motivos que fazem da carreira bancária uma frente que é sempre das mais promissoras.

Principais formas de acesso

Os cargos de escriturário e técnico bancário (previstos em certames de nível médio) constituem duas das principais formas de acesso à carreira bancária. Contudo, embora viabilizados de maneira menos frequente, há também certames de nível superior voltados para essa área, com vagas geralmente direcionadas para advogados, analistas de tecnologia da informação, arquitetos, engenheiros e médicos do trabalho.   

O que deve ser priorizado por parte de quem almeja ingressar nessa área?

Decerto há inúmeros concursos públicos voltados para muitas áreas distintas. Mas o fato é que no quesito preparação algumas regras gerais e inerentes a todos eles podem ser aplicadas. Logo, não seria diferente para concursos voltados para a carreira bancária.

Investir num bom material de estudos, elaborar um cronograma realmente executável e compatível com suas maiores necessidades, aliar teoria e prática de forma satisfatória, ficar atento quanto às novas tendências (as quais podem ser percebidas através da comparação entre editais de provas de anos anteriores, por exemplo), além, claro, de contar com o auxílio de um preparatório qualificado – como o CEV Concursos – são algumas das ações que têm tudo para fazer com que você se aproxime das aprovações.

Mas, nesse sentido, umas dicas mais específicas também são sempre muito bem-vindas, e o professor das disciplinas de atualidades do mercado financeiro e de conhecimentos bancários do CEV Concursos, Antônio Cláudio, faz questão de compartilhar algumas delas conosco.

“Primeiro deve-se focar nas disciplinas de conhecimentos bancários porque não são assuntos corriqueiros para a maioria das pessoas e normalmente isso acaba sendo um bloqueio para que haja o aprendizado das matérias. Segundo, olhe bastante a questão da informática, porque é outra disciplina que muitas vezes tem temas, tem regras, tem uma série de coisas que não se consegue entender adequadamente (com facilidade).”, afirma.  E não para por aí. Segundo ele, há outras frentes que também são muito merecedoras de uma atenção especial em meio a esse contexto: “Eu já tive muitos alunos bons que internalizaram bastante a parte de conhecimentos bancários (alunos que trabalharam em banco, inclusive) mas que não foram bem na matemática. Então foco no português, foco na matemática e foco nos conhecimentos bancários (além da informática citada anteriormente).”, relata. 

Para finalizar, o professor Antônio reitera algumas das dicas gerais ditas anteriormente, mas ressalta outras tão importantes quanto: “É importante que seja feita uma estratégia de estudos. Criar um cronograma semanal, estudar ao menos duas horas cada disciplina e começar daquelas disciplinas com relação as quais há um menor domínio por parte do estudante. Resolver questões passadas é também algo fundamental para que você vá se acostumando com as maneiras mediante as quais esses assuntos são cobrados. É importante fazer questões de todas as bancas organizadoras, mas há de se focar ainda mais na banca organizadora do concurso que se almeja enfrentar.”, assegura.

Grande oportunidade

A propósito, vale lembrar que nossa turma voltada para o certame do Banco do Brasil (que prevê vagas para o cargo de escriturário – agente comercial) continua com as matrículas abertas. E aí, você vai ficar de fora dessa? Não, né? Então corra para garantir logo sua vaga no intuito de que você possa se aproximar ainda mais dos seus primeiros passos na carreira bancária. O CEV Concursos está sempre de portas abertas para você! 

 

 

Comente!